Para Solange Frazão, saúde e beleza são fortes aliadas
Com estilo e saúde é o jeito de viver de Solange Hochgreb Frazão, a brasileira de 44 anos, descentes de índios e alemães que conquistou o Brasil com o seu carisma, forma meiga e espontânea de se expressar, além é claro, de ser um exemplo quando se trata de exibir belas formas. Dezenas de comunidades no orkut dedicadas á ela, centenas de fãs que a elogiam por seu ótimo desempenho na telinha, e pelas dicas super importantes para a valorização de uma boa qualidade de vida demonstram o sucesso que a antiga personal trainner alcançou.
Estilo Saúde é também o nome do programa que Solange comanda todas as manhãs na rede mulher de televisão, um retrato fiel da apresentadora que faz questão de aliar a boa forma á prática de hábitos saudáveis. A partir das 9h45min são exibidas aulas de malhação ao vivo e entrevistas com convidados ilustres da área da saúde para esclarecer as dúvidas dos telespectadores e informá-los sobre os melhores métodos para que a população possa usufruir de uma vida saudável, lema de Solange Frazão.“O meu estilo é saúde, porque as pessoas deveriam aderir á isso. Não existe um estilo magra. Um estilo Gisele Bündchen, Solange Frazão. Muitas vezes as pessoas confundem a beleza com a magreza, mas o que está na moda, o que está em evidência é a qualidade de vida e a saúde. Tem o estilo doença e o estilo saúde. O corpo vai ficar conforme tudo o que você oferecer para ele. Se você buscar saúde ele vai ficar bonito. Uma alimentação saudável, sempre bem orientada, equilibrada, exercícios físicos programados. Então, eu acredito muito no exercício programado, na alimentação, uma boa noite de sono, e boas atitudes, reitera Solange.
Há dez anos na televisão, mães de três filhos, Bruna de 21 anos, Thabata de 19 e Lucca de 14, desde a infância Solange já demonstrava vocação com a área desportiva. Quando menina, trocava as bonecas pela bola, e não perdia uma aula de ballet, e acredita que a preocupação em cuidar do corpo resulta em melhor qualidade de vida, consequentemente, em boa aparência. “Eu sempre digo para as pessoas o seguinte: pratiquem atividade física, antes tarde do que mais tarde. Cuidem da saúde para que você possa viver mais, com qualidade, e ficar mais bonita. Porque muita gente às vezes confunde e diz”: ah, mas eu fumo a vida inteira, minha avó fumava e ela está tão bem. Com certeza se a pessoa olhar no espelho ela vai ver algumas marcas, né? Ou de expressão mesmo, ou talvez, um dente não muito bonito. Marcas físicas que aparentemente são bobas, mas dentro dela, se o dente está amarelo imagine o pulmão. O organismo é inteligente. Eu digo que o cérebro é burro, porque tudo o que se joga no cérebro ele transcende no resto do corpo. Mas o organismo não, o organismo é o seguinte: se você se alimentar bem ele vai responder positivamente, se você se alimentar mal ele vai responder negativamente. Se você come demais, vai sobrar, e aí a gordura vai se instalando e você vai aumentando de peso. Então, dá para as pessoas terem calma, paciência, e procurar ter mais saúde. Com certeza quando a pessoa se olhar no espelho ela vai se gostar muito”, esclarece.
Paulistana, Solange sempre viveu em meio ás agitações da capital, mas revela que ao surgir uma oportunidade procura estar em contato com a natureza, seja na praia ou no campo, e ainda não abre mão de se alimentar corretamente, esteja onde estiver, sem deixar o stress tomar conta do seu dia a dia, independente do número de compromissos. “Enquanto eu estou em São Paulo, eu faço questão de ter alguns momentos dentro da minha casa. Por exemplo, almoço e jantar, eu posso estar no último bairro de São Paulo, eu volto para a minha casa para almoçar e jantar, na medida do possível. Se não, eu sou adepta a marmitas. Trabalhos fora de São Paulo, fora do estado e do país eu levo sempre as minhas coisas que eu gosto. Eu acho que vale a pena! E o meu dia a dia é todo controlado por horário. Neste momento estou conversando com você consciente de que eu tenho compromisso após isso, e que depois eu tenho outro, mas, que eu vou voltar para casa e jantar junto com os meus filhos. Eu procuro sempre conciliar os horários para que eu possa me alimentar em casa, e não deixar de fazer a minha atividade. Então, assim que eu me levanto, ás 15 para ás seis eu me arrumo para ir á academia. Seis horas eu vou para a academia, o horário que eu posso, a academia abre junto comigo, mas é o horário que eu pratico a minha atividade e passo o dia muito mais disposta, muito melhor! O importante é ter saúde para tudo isso, né? E eu tenho de sobra!”
Reportagem realizada em 2007